quinta-feira, 5 de março de 2015

Divergente

Divergente o Filme



Neste post vou falar de um filme que já tem um certo tempo, não é novo, mas ele servirá de entrada para um outro post.

O filme passa-se em Chicago, EUA, no futuro... não é precisado quando. Houve uma guerra, devastação, então a cidade foi murada, cercada para proteção e então isolamento.

Como explicado no início do filme, os fundadores desta nova sociedade, dividiram a população em 5 grupos (100 anos depois da guerra), chamados facções.


  • Erudição: valorizam o conhecimento e a lógica. Seriam os pensadores e cientistas (os sabe tudo).
  • Amizade: cuidam da terra, são bondosos e gentis. Produtores de alimentos (no filme aparecem no cultivo).
  • Franqueza: valoriza a honestidade e a ordem (seriam a justiça).
  • Audácia: são os protetores, soldados, polícia (estão mais para viciados em adrenalina).
  • Abnegação: levam uma vida simples, altruísta, dedicada a ajudar os outros. Eles alimentam os sem facção (párias da sociedade, que não se enquadraram em nenhuma facção). Por serem altruístas, são responsáveis pelo governo (eles parecem aqueles religiosos que fazem voto de pobreza, roupas simples e moradia com o mínimo).

Assistiremos a Abnegação, Erudição e na maior parte Audácia.

Numa certa idade, vem a passagem de rito, onde eles realizam um teste, que diz em qual facção eles se enquadram. Mas isto não é definitivo, pois no outro dia vão para a cerimônia, onde farão a escolha de qual facção eles querem fazer parte, podendo ser diferente da atual (onde cresceram) e daquela que o teste indicou.

Divergente seria aquela pessoa que no teste tem o resultando inconclusivo, ou seja, não se enquadrou em nenhuma facção(ou poderia se enquadra em qualquer uma, vejam que perigo). Os divergentes são tidos como perigosos, portanto eliminados, e a analisadora do teste encobre o resultado de Beatrice.

Nossa heroína Beatrice, escolhe a Audácia e passa a chamar-se Tris. Por ser divergente, isto lhe proporciona uma capacidade de adaptação que os outros não tem, ele passa de um dos piores recrutas para uma das melhores.

Eu gostei do desenvolvimento da personagem no filme, culminando com o final. Podem dizer que a ideia é tirada ou lembra Jogos Vorazes, mas nem por isso o filme é ruim, pelo contrário, é um filme bem legal!

Assistam e depois voltem aqui para deixar o seu comentário!

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário