Navegador Opera com problemas no Linux
Escolha de navegador, como outros aplicativos, é uma escolha pessoal. Ele não necessariamente é o melhor do mercado, mas na utilização do seu dia a dia, é o que mais lhe agrada, por isso você diz que ele é melhor que os outros.
Eu gosto muito do Opera. Minha esposa e filhos, preferem o Chrome. Não tenho nada contra o Chrome, mas uma coisa que me afasta dele, é o fato de ser muito "pesado", ou seja, consumir muito recurso do micro e nesse sentido, o Opera me parece superior aos concorrentes.
Porém como nada é perfeito, o Opera não estava conseguindo reproduzir alguns vídeos do youtube e eu não entendia o porque.
Acessando a seguinte página, https://www.youtube.com/html5, constatei que as bibliotecas ou codecs "H.264" e "MSE & H.264" estavam em vermelho, indicando a impossibilidade de tocar vídeos nesse padrão.
O Opera estava atualizado, mas mesmo assim não funcionava. Revirei a internet a procura de uma solução até que achei.
A solução que funcionou para o meu caso, foi baixar o seguinte pacote:
https://launchpad.net/~canonical-chromium-builds/+archive/ubuntu/stage/+build/15115081/+files/chromium-codecs-ffmpeg-extra_67.0.3396.99-0ubuntu0.16.04.2_amd64.deb
Depois de baixar o arquivo, instale-o usando o dpkg no terminal, ou se preferir, pode usar o GDebi, por exemplo.
sudo dpkg -i chromium-codecs-ffmpeg-extra_67.0.3396.99-0ubuntu0.16.04.2_amd64.deb
Feito isto os vídeos funcionaram e confirmando no https://www.youtube.com/html5, pude verificar que os ítens "H.264" e "MSE & H.264", estavam em azul, ou seja, estavam ok.
Acontece que existe uma versão mais atualizada deste pacote.
Ao fazer o upgrade, a atualização foi realizada como deveria, mas o problema retornou, ou seja, este pacote não deve ser atualizado.
Neste caso, reinstalei o pacote original, realizando assim o downgrade.
Como utilizo o Linux Mint 19.1 Mate, basta abrir o "Gerenciador de Atualizações", clicar em Editar->Preferências->ListaNegra.
Clicar no sinal de '+' e adicionar o nome do pacote a ser ignorado.
O mesmo problema ocorria num notebook com o Lubuntu 18.04, e neste caso tive que utilizar o terminal com o comando a seguir, pra informar ao apt para manter este pacote sem atualizar.
sudo apt-mark hold chromium-codecs-ffmpeg-extra
Com isto o pacote é colocado na lista negra de atualizações.
Caso queira reverter, basta usar o comando a seguir:
apt-mark unhold chromium-codecs-ffmpeg-extra
Bom, essa foi a minha dica de hoje, espero que possa ter ajudado aqueles que como eu gostam do navegador Opera.
Abraços e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário