quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Linux Mint - Dificuldade de Acesso à partição NTFS-Windows

Quando estamos iniciando no mundo linux, geralmente instalamos o sistema em dual boot, para podermos nos acostumar aos poucos com o novo sistema operacional.

Claro que podemos instalar uma máquina virtual numa primeira etapa, para ir conhecendo o sistema, mas se você quiser realmente tentar migrar, o dual boot seria uma segunda etapa, pois assim os recursos da máquina estariam voltados para o sistema em uso, ao invés de, cerca de 50% como no caso da máquina virtual.

Mas as vezes quando estamos no linux, necessitamos de algum arquivo que está na partição utilizada pelo Windows. Então abrimos o gerenciador de arquivo, clicamos no devido drive/partição, e então recebemos uma mensagem informando que não foi possível acessar.
E agora o que fazer?

A seguir, a imagem inicial do Gerenciador de arquivos do Mint, o Caja.

Gerenciador de arquivos Caja, antes de clicar na partição "Dados"
Em seguida, a imagem da mensagem apresentada quando tentei acessar a partição chamada "Dados".

Mensagem exibida ao clicar na partição "Dados"


Prestemos atenção no seguinte trecho: "Failed to mount '/dev/sda5' ", mais precisamente no /dev/sda5. É a identificação da partição que estou tentando acessar.

Para resolver, abri o terminal e digitei: sudo ntfsfix /dev/sda5 (claro que a referida partição está formatada em ntfs).

Comando ntfsfix sendo executado.
Após a mensagem de sucesso, retorno ao Caja e clico em "Dados". A seguir, a imagem demonstrando que realizei o acesso da partição com sucesso.


Partição "Dados" acessada com sucesso
É isso pessoal, espero ter ajudado.

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário